segunda-feira, 17 de março de 2014

O município de Equador comemora hoje seus 51 anos de Emancipação Politica

Hoje 17 de Março município de Equador - RN comemora seus 51 anos de Emancipação Política
Conheça um pouco da Historia do Município de Equador. O atual município de Equador-RN, nasceu em consequência de uma promessa, feita pelo senhor Simão Gomes da Silva em 1856, quando uma epidemia do cólera estava dizimando os habitantes da região.Temendo uma catástrofe, fez um voto a São sebastião que se ele o livrasse e seus familiares da doença, doaria um terreno, edificaria uma capela e colocaria uma imagem do referido santo. A terrível peste não foi contraída por Simão e nem por seus familiares e ele cumpriu a promessa. Doou 220 metros quadrados de terra, construiu a capela e colocou a imagem de São Sebastião. Então, começara a surgir construções de residências nas imediações da capela, nascendo assim em 1856 o povoado de São Sebastião, sendo este seu primeiro nome. A primeira missa foi celebrada no mesmo ano em que foi fundado o povoado, 1856. A primeira feira livre aconteceu em 1870 debaixo de uma baraúna. Simão Gomes faleceu em 1886.
Em outubro de 1938, o povoado de Equador passou a ser distrito de Parelhas e em 1º de janeiro de 1939, passou a vila, tendo como sub-prefeito o Senhor Jacob Alves de Azevedo.
Em 11 de maio de 1962, Equador passou a cidade, através da lei nº 2,799 de 11 de maio de 1962.
A cidade foi instalada como município a 17 de março de 1963 e o primeiro prefeito foi o senhor José da Costa Cirne Filho, que administrou durante 10 meses como prefeito interino.

Equador, terra onde sua maior riqueza está em sua gente, pessoas de garra e de determinação. Parabéns Equador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.