quinta-feira, 20 de março de 2014

EMPARN registra fortes chuvas de até 100mm nas últimas 24 horas no estado

Continua chovendo com intensidade em todo o Rio Grande do Norte, de acordo com o registro das últimas 24 horas (7 h da manhã de ontem até às 7 h da manhã de hoje) em 86 pluviômetros monitorados diariamente pela Gerência de Meteorologia da EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte). Foram registradas chuvas acima de 100 milímetros, como em Portalegre (106,0 mm) e, em todo o Alto Oeste.

Também choveu nos municípios da região Oeste, como em Caraúbas (96,8 mm); Rafael Fernandes (62 mm); Água Nova e Frutuoso Gomes (60 mm, em cada um); Felipe Guerra (58 mm); Tabuleiro Grande (52 mm); Choveu também em Viçosa (51,3 mm); Umarizal (50,4 mm); Itaú (48 mm); Riacho de Santana (45,5 mm); Olho D'Água dos Borges e Severiano Melo (42 mm, cada), entre outros municípios da região, como em São Francisco do Oeste, Serrinha dos Pintos, Rafael Godeiro, Coronel João Pessoa, Apodi, Lucrécia, Francisco Dantas, Patu, Rodolfo Fernandes, Dr. Severiano, José da Penha, São Miguel e Venha Ver.

No região Central choveu em Cruzeta (64,4 mm); Caicó (58, mm); São João do Sabugi ( 56 mm); Açude Itans (55,2 mm); Santana do Seridó (54,2mm); São José do Seridó (46 mm), entre outros. No Agreste e no Leste as chuvas foram menos intensas, tendo chovido mais em Parnamirim (13,2 mm) e Natal (12,8 mm).

As chuvas ocorridas desde o início de março têm sido ocasionadas pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal Sistema Meteorológico responsável pela ocorrência de chuvas na Região Nordeste do Brasil no período de fevereiro a maio. Diferente dos dois últimos anos (2012 e 2013), este ano as condições dos oceanos Atlântico e Pacífico estão favoráveis, favorecendo a ocorrência de instabilidades tropicais associadas à ZCIT. Na figura, com a chuva acumulada no Estado entre os dias 1º e 19 de março, observa-se que em praticamente todo o território ocorreram boas chuvas, com destaque para o Alto Oeste, Vale do Assu e Seridó. Para os próximos dias é esperado que as chuvas continuem ocorrendo em todas as regiões do Estado, devido a presença da ZCIT.
Assecom - Emparn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.